terça-feira, 29 de outubro de 2013

A BARATA BARATINADA........



                             

       (Conto de Mírian Cavalcanti Prado)

De manhã bem cedo, aparece vinda de lugar não sabido, aquela barata tonta. Voadora como o quê, aterrissa no campo de uma conceituada padaria da cidade. Levada pelas sensoriais e aguçadas antenas sente se atraída à vitrine de bolos, certamente a mais convidativa.
O pouso seguido da trajetória da praga é acompanhado de perto por muitos que ali, perplexos, observam a enxerida do lado de dentro do vidro. Uma senhora, mais sensível, não se contém e solta os gritos presos na garganta até então. Apontando os detalhes do que vê sobre as massas confeitadas; longo espaço percorrido pelo inseto que, em cada parada vai defecando e se esfregando num vai-e-vem nojento de patas cabeludas, ostentando asas sobrepostas deitando e rolando no adocicado e farto tabuleiro.
Logo à frente avista com seus olhos facetados um esconderijo que, a propósito, veio a calhar. Acomoda-se no acesso da entrada sob aquela fortaleza que toma como sua; depois de escorregar do alto de um bolo de casamento, “despenhadeiro” abaixo, por entre “muros” escuros rebocados de chocolates. Talvez assustada com os crescentes protestos de repulse, finalmente, ali, a aventureira fica esconsa.
Mas, todos com os olhos fixos no confinamento, aguardam com expectativa a sua saída do lugar impróprio, onde, temendo algo inescrupuloso sobre os alimentos, ninguém tascava contra a vida daquela pequena envernizada. A freguesia a postas ao espetáculo, limitava-se convencê-la apenas com palavreados como “xô bicho”, “psiu”, “arre”... Até uma confeiteira mais destemida, saída de um reservado dos fundos, empunhando uma concha de alumínio se encorajar a forjar um ultimato contra a bendita, dona da situação. Assim, vai desbarrancando com cautela a massa envolta ao alvo, de jeito a evitar o inseticida.
A pretensão da torcida que era levá-la dali viva, para ser esmagada em outro local, se desfaz.
Quando menos se esperava, a dita cuja resolve furar o cerco e levanta voo. Efetua uma espetacular rasante na cabeça dos deslumbrados que ali se encontram. Medrosos e sem olhar onde, foram subindo em balcões, estufas, prateleiras, mostruários, torradeira de café, refrigerador... Só depois de se sentirem seguros desceram de suas alturas e voltaram todos às atividades normais.
Sumida por alguns minutos, eis que um freguês mais tranquilo que lanchava ali sentado numa mesa de canto recebe um safanão e retruca com um berro ao perceber a tentativa de pouso no seu prato de salgado. Acerta a mão no seu alvo, tangendo a voe jante para o lado de mais movimento. Daí pouco restava para a pobre ser encurralada para o inevitável linchamento. Um pontapé certeiro daqui, outro dali e a danada ficou espremido no chão.
O destrincha mento repugnante (por sorte do dono da padaria e por que não dos demais?), aconteceu fora das guloseimas. Menos mal.



10 comentários:

  1. Eu compreendi que a barata poderia ser
    simplesmente comparada aos seres humanos, mas a diferença
    é que os humanos sao ignorantes e que a
    barata nao lhes faziam mal algum mas, por achar que a
    pobre da barata prejudicariam em alguma coisa, a lixaram e a mataram por serem burros, e ignorantes...
    ANDRESSA ALVES 7°A

    ResponderExcluir
  2. Eu compreendi que a barata poderia ser
    simplesmente comparada aos seres humanos, mas a diferença
    é que os humanos sao ignorantes e que a
    barata nao lhes faziam mal algum mas, por achar que a
    pobre da barata prejudicariam em alguma coisa, a lixaram e a mataram por serem ignorantes a matar uma animal...
    Thawany Cristina Ferreira da silva 7° A

    ResponderExcluir
  3. EU ENTEDI QUE MESMO QUE A BARATA PODE SE UM ANIMAU NOJETO NOS NAO DEVEMOS MATAR PORQUE ELA E IGUAM NOS .E AS PESSOAS QUE MATAM E IGNORANTE . VANESSA SILVESTRE .6ºANO A

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que o texto fala sobre as pessoas que ele matan o bicho sem pensar duas vezes que ele pode tar casando alimento para se sustentar e nos acaba o matando o animal não pensa mais nois sim.
    Raian Dois Reis De Oliveira 6°anoA

    ResponderExcluir
  5. EU ENTEDI QUE MESMO QUE A BARATA PODE SE UM ANIMAU NOJETO NOS NAO DEVEMOS MATAR PORQUE ELA E IGUAM NOS .E AS PESSOAS QUE MATAM E IGNORANTE. rafael juan 6 ano C

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que a barata foi maltratada por querer comer um pouco,e que ninguem gosta de insetos.Eu acho que os insetos deviam mais tratados com respeito,porque a final eles tambem sentem dor por isso nãoprecisava ter matado a barata.

    AURILENE da SILVA SANTOS 6C

    ResponderExcluir
  7. Eu compreendi que muitas das vezes julgamos os outros pela aparência é não pela certeza de estar dizendo a verdade da pessoa.
    desde da primeiras civilizações o ser humano tem se acostumado a ver defeitos pequenos do proximo.como pode enxergar o cisco do olho de alguem é não ver a ripa que atravessa seus olhos?
    no mundo das diferenças são poucos aqueles que sabem dizer a verdade. como o nosso propio Deus diz:
    "com a mesma brutalidade que julgas tambem serás julgados."
    Laiane Antunes 8 ano "C"

    ResponderExcluir
  8. A BARATA BARATINADA.....
    Eu entendi que as pessoas jugão um inseto por ser peque mas nos temos que entender que os animais também e um ser vivo não so por que eles são pequemos que as pessoas tem que matar os animais pequenos.
    DEBORA 6º ano c.

    ResponderExcluir
  9. A BARATA BARATINADA Eu entendi que muita pessoas jugão um inseto por se menor do que a gente temos que entende os animais por que eles também som seres vivos como a gente. PALOMA VITORIA 6ºC

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que o pouso seguido da trajetoria da praga é acompanhado de perto por muito que ,ali perplexos, observam a enxrida do lado vidro.

    FERNANDA ROSA DA SILVA 6C

    ResponderExcluir