sábado, 6 de agosto de 2011



Autodestruição

Há tempos a questão da preservação do meio ambiente entrou no dia-a-dia das discussões do mundo inteiro. O excesso de poluição emitida pelas indústrias e automóveis e a devastação das florestas são as principais causas do efeito estufa e finalmente se tornaram motivo de preocupação. Contudo, até agora, os resultados pró-natureza são insignificantes perto dos prejuízos causados a ela.
Essa diferença tem razões econômicas. Não é simples nem vantajoso uma fábrica que emite grande quantidade de poluentes comprar equipamentos que amenizam tal emissão. O mesmo acontece com automóveis, grandes vilões do ar nas cidades. Segundo reportagens, carros e ônibus velhos poluem quarenta vezes mais do que os novos, e não é por falta de vontade que os donos não os trocam, e sim por falta de dinheiro. Concluímos, então, que o mundo capitalista inviabiliza um acordo com o meio ambiente e, enquanto isso, o planeta adoece.
Outros problemas é a falta de informação e educação ambiental. Muitas pessoas ainda desconhecem os malefícios do efeito estufa, como, por exemplo, o aumento da temperatura e, como conseqüência, a intensificação das secas. Esse desconhecimento somado ao egoísmo e descaso humano trazem-nos uma visão de futuro pessimista. Das poucas pessoas cientes desse problema, muitas não o levam a sério e não tentam mudar suas atitudes buscando uma solução. Enquanto os efeitos dos nossos atos não atingirem proporções mais danosas, permaneceremos acomodados com a situação, deixando para nossas futuras gerações o dever de “consertar” o meio ambiente.
A triste conclusão a que chegamos é a de que a prudência e o bom senso do ser humano não são mais fortes que a sua ambição e egoísmo. Estamos destinados a morrer no planeta que matamos.

(aluna Mariana Yamamoto Martins)


Quando o fim é progredir

Há milhares de anos o universo existia em harmonia. Os ciclos de escuridão e luz se alternavam periodicamente. As estrelas nasciam, brilhavam e explodiam. Sempre o mesmo ciclo. Harmonia. Tranqüilidade. A luz fez um planeta fértil. Plantas surgiram. A harmonia continuou. Animais surgiram. Sucederam as eras geológicas. Surgiu, então, o homem. O homem não se contentou com os ciclos naturais. Construiu ferramentas e com estas ergueu as cidades, afastando-se até das memórias dos campos, da vida simples e natural. A harmonia se despedaçou.

Ao homem foi dado o domínio da tecnologia, mas ele a usou para a destruição. Foi dada também a conquista do meio, mas ele o converteu em sua própria prisão. As florestas foram arrasadas. A atmosfera foi poluída. Enfim, a Terra criou o homem e foi destruída por sua criação.
Os mais sábios tentaram impedir o progresso, mas o lucro do momento fechou os ouvidos do homem. A avalanche continuou. Cada um competiu para transformar uma parte maior do todo. Ignoraram completamente o ciclo natural. Materialismo passou a ser o novo indicador.
O progresso abalou o homem até onde a ambição alcança. Ele cada vez sabe mais, consegue mais e constrói mais. Só que não percebe, em sua escalada, a possibilidade da queda. Quando ele se der conta dos abusos que comete, será tarde demais para voltar.

(aluna Sandra H. Gordon)







57 comentários:

  1. Eu gostei do primeiro texto por que ajuda nosso efeito estufa fala que os mais poluentes são os carros ônibus ,etc.os que poluem mais ainda sõ os carros velhos seu motor esta desgastado os donos desses veículos não fazem isso por mau eles não tem dinheiro o suficiente;
    Eu também achei muito bom o segundo texto fala que o homem não se contentou com o pouco que tinha a natureza e inventou ciclos tecnologicos e esta desgastando a natureza o efeito estufa meu brasil não vamos deixar a natureza chegar ao fim; DAIARY 8°B

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o texto pois nos ajuda a cair na real,se não preservarmos o nosso ambiente ele vai se acabar e nos onde é que vamos morar se não vai mais existir esse planeta.Como diz no texto são os carros velhos que polui mais,então porque não acabar com esses carros que só destroi a naturesa.Se todos ajudar o mundo pode melhorar.DAINARA JACOB 8º Ano B.

    ResponderExcluir
  3. É esse texto fala sobre a nossa vida e a futura geração um desastre o homem deixou o bom para tentar fazer outras coisas e assim que vai prosseguindo igual um ditado a sorte tava na mão e ele deixou ela ir embora antigamente não tia o ar condicionado mais tinha as arvores e o vento era muito melhor porque o ar condicionado decha varias pessoas resfriadas enfim o homem não liga,e so vai cair na real quando tiver desabano na cabeça dele...
    "A NATUREZA FALA E O GÊNERO HUMANO NÃO A OUVE".
    ELIZANE SILVA DOS SANTOS
    8 ANO B

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que o texto quer diser que anaturesa crio o homen para quida da nosa naturesa nas ele acabou sim enganando por que homen que distruil onoso futuro.aluna:patricia estok 8anoc.

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que a natureza estava normal mas o homem nao se contentou e destruiu tudo.Aluno:maciel ferreira. 8anoc.

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que mas que a beleza da natureza e mas linda do que o amor que otemos por ela adoraria amar as pessoas igual eu amo a natureza.Aluna. karine ferreira 8anoc.

    ResponderExcluir
  7. o homem pode ser o mais inteligente dos seres vivos mais ao mesmo tempo o mais "burro".nao se contenta com o que tem,e quer cada vez mais,o problema é que esse "mais" esta acabando com a vida do planeta...
    o ser humano é tao "burro" que parece que nao percebe que esta acabando com a propria casa,o planeta é a nossa "casa",o problema é que se o planeta for destruido todos nos seremos destruidos tambem.mas posso ficar escrevendo,falando o resto da vida e ainda sim o ser humano nao mudaria seus habitos porque as vezes ate quem fala para cuidar da natureza, nao cuida.a natura esta se revoltando nem precisa falar pois esta ai para quem quiser ver,o ser humano tem outro grande problema so da valor para algo quando é tarde demais...
    BRUNA DE OLIVEIRA TAVARES oitavo ano "A"

    ResponderExcluir
  8. eu acho que em quanto o homen nao tinha a tecnologia as matas eran tudo belesa e apareceu as tecnologias e o homen nao se sustentou e cada ves queria destruir mas emas.


    ALUNO=Wascolles andreassa da silva

    ResponderExcluir
  9. esse texto faz a gente pensar em como somos "tolos" e pararmos um pouco para refletir no q estamos causando ao meio ambiente em que vivemos ,uma vasta destrição em grande escala nos os seres humanos não pensa nas consequências de um futuro muito proximo e causando uma destruição em larga escala e acabando com tudo o que durou anos para ser conquistado .O homen com inovamento de maquinas e com o avanço da tecnologia deveria estar pensando em novas formas de não poluir o seu o nosso o meio ambiente que é um patrimonio da humanidade.junior 7 ano A matutino...

    ResponderExcluir
  10. esse texto faz a gente pensar em como somos "tolos" e pararmos um pouco para refletir no q estamos causando ao meio ambiente em que vivemos ,uma vasta destruição em grande escala nos os seres humanos não pensa nas consequências de um futuro muito proximo e causando uma destruição em larga escala e acabando com tudo o que durou anos para ser conquistado .O homen com inovamento de maquinas e com o avanço da tecnologia deveria estar pensando em novas formas de não poluir o seu o nosso o meio ambiente que é um patrimonio da humanidade.junior 7 ano A

    ResponderExcluir
  11. eu gostei dos textos
    porque nos ajuda no
    dia a dia pra presevamos
    o meio ambiente

    milena dos santos 8 ao c

    ResponderExcluir
  12. fala sobre o interece humano sobre o desmatamento e porque sobre o desrrespeito
    contra a natureza.
    ALUNO:joeverson leao ramos 7°a

    ResponderExcluir
  13. fala sobre uma natureza desmatada pelo ser humano e a terra desmatada.
    NOME:MARCOS ANTONIO DO 7°ANO A

    ResponderExcluir
  14. consequências de um futuro muito proximo e causando uma destruição em larga escala e acabando com tudo o que durou anos para ser conquistado .O homen com inovamento de maquinas e com o avanço da tecnologia e o olhos do ser humano.joeverson leao ramos 7°A

    ResponderExcluir
  15. devemos preservar o meio ambiente e o texto fala sobre o desmatamento pela mão do ser humano.MARCOS ANTONIO:7°A

    ResponderExcluir
  16. A harmonia continuou. A desmatar a natureza. Surgiu, então, o homem. O homem não se contentou com os ciclos naturais.
    MARCOS ANTONIO:7°anoA

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei do texto por que nós ajuda no dia-a-dia.Esse texto faz com que agente caia na realidade.Temos que parar um pouco e refletir sobre isso.
    aluna:Alana Karolina Posse
    8 ano"C"

    ResponderExcluir
  18. Esse texto diz que nos temos que preservam mais o nosso planeta,tem pessoa que quando o outro vai falar para ele ainda ele acha ruim ele pensa que ele que estar certo mais para o tempo ele vem cair na realidade que ele esta errado.
    Aluna:VanessaBergamo
    Serie:8 ano A

    ResponderExcluir
  19. Tem pessoa que nem esta ligando com a educação ambiental,tem gente que esta morrendo com sede,fome que tanto esta a seca.
    Foi dada ao homem um dominio tecnologia, mas ele usou para destruiçaõ, então isso quer dizer que ele nem esta ligando com a anatureza.
    Aluna:Vanessa Bergamo
    Serie:8 ano "A"

    ResponderExcluir
  20. Diante do que podemos observar o homem não tem consciência e a cada dia esta ficando mas difícil,cabe a nos estudantes abraçar esta causa e lutar contra a poluição,se cada um de nos fazermos o possível e o impossível para defender partes do planeta que ainda nos resta.
    aluna=GEILICA DE OLIVEIRA GALDINO 7 ANO (A)

    ResponderExcluir
  21. o ser humano é tao "burro" que parece que nao percebe que esta acabando com a propria casa,o planeta é a nossa "casa",o problema é que se o planeta for.
    nome joeverson leao ramos 7°anoA

    ResponderExcluir
  22. Nós devemos cuidar da vida e do mundo se não fazer-mos isso daqui a 10 anos não avera mais vida aqui no mundo se continuar assim.
    nome:joeverson leao ramos.

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito do primeiro texto porque fala do meio ambiente que é muito e alerta as pessoas sobre a poluição e qual são as suas causas.Carlos Antonio 8º ano c

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei porque mostra para a umanidade o que e importante preservar preservar a naturesa e a cuidar para a agua nao acabar

    Thomas jefferson 8ºc

    ResponderExcluir
  25. eu gostei por sua qualificação de mostrar para os alunos como cuidadar do nosso mundo.... marciel abdias 8ºa

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei desse texto porque ele fala como a natureza era bela,o meio ambiente era muito bem cuidado,antes que o ser humano começasse a destruir tudo e quando o ser humano se der conta do mal que esta fazendo vai ser tarde de mais pra voltar atras... Juliana 8ºA

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei desse texto porque ele fala que se o ser humano gosta-se da vida ele não destruiria o meio ambiente.... Jefferson 8º A

    ResponderExcluir
  28. o homem não pensa quando vai desmatar,não pensa das consequencias que isso pode trazer.se continuarmos assim o mundo acabará rapidamente.DANIELA PROENÇA 8ºB

    ResponderExcluir
  29. "eu gostei desse texto porque ela fala sobre a alta destruiçao que cada dia
    a dia o meio ambiente esta sendo
    destruido agora todos vai ter que
    se preoucupar com a preservação
    do meio ambiente do jeito que esta
    o mundo se nao cuidar tudo acabarar!"
    carolane silva dos reis 8ºb"

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que a humanidade tem que cuida mais da natureza e preserva por que se não as consequência será pior temos que cuida mais da natureza desse jeito vamos acabar morrendo por que sem ar sem vida.
    Aluna: Paola Lagasse Alves.
    Serie:7º ano "A"

    ResponderExcluir
  31. "o texto mostra que a preservaçao
    do meio ambiente esta sofrendo de
    excesso de poluiçao emitidas por
    fabricas que polui o ar e nos deixa
    emtoxicado com essa grande poluicao
    que ocorre no mundo inteiro acontece grandes doenças que matam pessoas no brasil ! DEISE KELLY !8.ºB.

    ResponderExcluir
  32. cada um competiu para tranformar uma partemaior maior do todo quando ele se der conta dos abusos que cómete,séra tarde de mais para voltar só que não percebe...

    Aluna=Shélida jardim.
    série=7 ano"A"

    ResponderExcluir
  33. Ações do homem e da própria natureza detonam o meio ambiente e custam caro para o planeta temos que preserva porque se
    não cuida não vai existir vida na terra.

    Aluna: Loeidy paula

    Serie:7º ano "A"

    ResponderExcluir
  34. Este problema não é exclusivo do nosso país. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo não vamos desmatar vamos cuida para o futuro melhor

    ResponderExcluir
  35. Esse texto alerta todos para não desmata O desmatamento das florestas brasileiras, em especial da Amazônia, é motivo de preocupação entre os ambientalistas mundiais, não só pela área envolvida como pela biodiversidade local.

    Aluna:Ariela morais
    7*"a"

    ResponderExcluir
  36. Eu entendi que as coisas que DEUS fez ao pouco o homem vai destruindo tudo,as florestas,os rios,as matas. Tudo não esta sendo preservado e com isso o planeta que é cheio de riquezas naturais mas agora está ficando sem as coisas. E com os desmatamentos está causando o efeito estufa,e a modificação das temperaturas. É por isso que temos que cuidar do nosso planeta para nós não ser prejudicado no futuro.


    jefferson cardozo de souza.8° C °.°

    ResponderExcluir
  37. Sobre tudo que o Homem fez e está fazendo com seu Mundo, ele ira prejudicar a si mesmo.
    Mas saberia ele disso só que, nosso mundo não e para ser destruído, é para ser preservado. Mesma coisa sabendo que uma dia você ira Morrer, mais é bom para deixar menos serviço para aqueles que virão.
    Na verdade isso leva que não tiveram alguma Educação de Preservar seu Mundo que leva a Preservar a Vida.

    Walla Mateus. 8° Ano "C" °,°

    ResponderExcluir
  38. o homem pode ser o mais inteligente de todos os seres vivos mais ao mesmo tempo o mais "burro",nao se contenta com o que tem,ele quer cada vez mais,é que esta ai o problema esta acabando mais com o nosso planeta vamos acatar mais.
    vanessa bergamo dos santos
    serie:8 ano "A"

    ResponderExcluir
  39. um texto muito interessante porque fala que devemos cuidar do meio ambiente
    sem poluição o mundo melhora cada vez mais

    ALUNA:MILENA ROSA DE SOUZA FRONTELLI 8 ANO A

    ResponderExcluir
  40. Autodestruição que fala sobre a preservação do meio ambiente e que serve para refletir e dialogar sobre o texto



    Aluno:Luiz Fernando Pirelli
    Serie:8 Ano C

    ResponderExcluir
  41. eu gostei muito desse texto pq ele é bem realista.
    Aluno: joao Cesar 8 ano C

    ResponderExcluir
  42. as vezes as pessoas não acreditam nas coisas que as outras pessoas falam,como que o mundo não vai resvistir,com tanta poluição e vai acabar nas nimguém acredita e comtinua desmatando,poluindo,mas enquanto não pararmos,o mundo ira se acabando aos poucos. gizelli 8°ano B

    ResponderExcluir
  43. a humanizaçao ea conciencia das pessoas nao sao corretas as crianças tentam ajudar mas elas nao conseguem os adultos sao os maiores culpados disso dessa dastruiçÂo do planeta temos que cuidar ta................aluna:JAmilly kemilly 08ano A

    ResponderExcluir
  44. as pessoas sao burras nao sabem de nada mas tinha que saber cuidar para mas tarde nao se arrepender
    aluna:Jamilly kemilly08anoA

    ResponderExcluir
  45. Eu entendi que as coisas que Deus fez ao pouco o homem vai destruindo tudo,as florestas,os rios,as matas. Tudo não esta sendo preservado e com isso o planeta que é cheio de riquezas naturais mas agora está ficando sem as coisas.Por que se tivesse um pouco mais de sabedoria nunca fazia isso.

    ResponderExcluir
  46. O homem tem tanta anbsão que fica sego não ver o caminho que está seguindo e pricipalmente não ver que não tem volta.
    A terra de pouco em pouco vai morredo sem piedade com muita dor e sofrimento.
    IGOR VENANCIO LEMOS 8 ANO B !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. A natureza supera todo o tipo de catrastofre menos a ganancia do ser humano.A natureza era quase perfeito mas com atecnologia agora e so tristeza


    aluno:Leonardo pavezi da silva

    8 ANO A

    ResponderExcluir
  48. muito lindo esse texto
    a natureza supera mesmo to o tipo de
    catastrofi feita pelo ser humano
    muito bom esse texto

    ResponderExcluir
  49. Eu gostei do primeiro texto por que ajuda nosso efeito estufa fala que os mais poluentes são os carros ônibus ,etc.os que poluem mais ainda sõ os carros velhos seu motor esta desgastado os donos desses veículos não fazem isso por mau eles não tem dinheiro o suficiente;
    Eu também achei muito bom o segundo texto fala que o homem não se contentou com o pouco que tinha a natureza e inventou ciclos tecnologicos e esta desgastando a natureza o efeito estufa meu brasil não vamos deixar a natureza chegar ao fim.
    6 serie 7 ano A
    nome:Alex alevs barreira N 01
    nome da professora:Nair da Salva

    ResponderExcluir
  50. homem pode ser o mais inteligente de todos os seres vivos mais ao mesmo tempo o mais "burro",nao se contenta com o que tem,ele quer cada vez mais,é que esta ai o problema esta acabando mais com o nosso planeta vamos acatar mais.Este problema não é exclusivo do nosso país. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo não vamos desmatar vamos cuida para o futuro melhor aluno:GLEISOM DIEGO RODRIGUES BARBOSA seri:7ano"A"

    ResponderExcluir
  51. consequências de um futuro muito proximo e causando uma destruição em larga escala e acabando com tudo o que durou anos para ser conquistado .O homen com inovamento de maquinas e com o avanço da tecnologia e o olhos do ser humano 6seria 7ano A aluno : marcos diego

    ResponderExcluir
  52. Eu gostei muito desse texto porque ele fala bem sobre a natureza e nos faz percerber que devemos cuidar mais do que é nosso.
    Aluna: Evelyn Santos
    Sereie: 8°

    ResponderExcluir
  53. Eu adorei esse texto porque ele fala sobrea natureza e isso deveria ser mais dito hoje em dia, o homem deveria entender que a ele foi dado o dever de cuidadar da natureza mais ele só esta destruindo.
    Aluno: Jeferson Costa
    Serie: 8°C

    ResponderExcluir
  54. Eu gostei do primeiro texto por que ajuda nosso efeito estufa fala que os mais poluentes são os carros ônibus ,etc.os que poluem mais ainda sõ os carros velhos seu motor esta desgastado os donos desses veículos não fazem isso por mau eles não tem dinheiro o suficiente;

    Eu também achei muito bom o segundo texto fala que o homem não se contentou com o pouco que tinha a natureza e inventou ciclos tecnologicos e esta desgastando a natureza o efeito estufa meu brasil não vamos deixar a natureza chegar ao fim.

    Eu também achei muito bom o segundo texto fala que o homem não se contentou com o pouco que tinha a natureza e inventou ciclos tecnologicos e esta desgastando a natureza o efeito estufa meu brasil não vamos deixar a natureza chegar ao fim.

    aluno:jeferson ramos de abreu 7ºano a

    ResponderExcluir
  55. nesse primeiro texto eu entendi que os ônibus e os carros velhos estão poluindo muito mais do que os novos e ñ é falta de avisar os humanos mais sim pq alguns ñ tem dinheiro suficiente para trocar de carro e por essa caso esta provocando no nosso meio ambiente.
    nesse segundo texto esta dizendo q o homem foi dado o domínio da tecnologia bom foi isso q eu entendi.

    ResponderExcluir
  56. eu entendi que no primeiro texto fala sobre a poluiçao do nosso planete que os carros velhos nao sao como antes agora os carros poluem mais,os seu donos nao tem dinheiros para trocar de carros.os humanos nao tem mais forsas para lutar contra a poluiçao no mundo,o mundo esta se acabando aos poucos.isso é oque eu entendi no primeiro texto.o segundo texto fala que deus criou o mundo e o homen dristruiu tudo,o homem esta destruindo as floresta, os animais estao sumindo,as tecnologia esta no mundo todo o homem esta dominando tudo,o mundo que voce via antes agora voce nao ve mais.isso é oque eu entendi no segundo texto.aluno:bruno dos santos.serie:8C

    ResponderExcluir
  57. NOS DEVEMOS COLABORA COM AS DROGAS POR QUE ISTO NAO PODEMOS ISO NAO ISO SEDEVE FAZER O HOMEM FOI PRO MUNDO DAS DROGAS PORQUE ISO E RUIM PARA OS OUTROS MUITO OBRIGADO.ALUNO=DEYSE GABRIELA INACIO DE MELLO; SERIA''7B''

    ResponderExcluir